.22 de outubro de 2016

Eu li: Respire, de K.A Tucker


Autor: K.A Tucker
Editora: Rocco
Ano: 2016/Páginas: 320

Sinopse:  Kacey Cleary não chora, não suporta o toque das pessoas e canaliza sua energia para treinos intensos de kickboxing. Tudo isso depois de um ano de reabilitação física e de mergulhar num mundo de drogas e álcool para tentar lidar com a perda dos pais, da melhor amiga e do namorado, num acidente de carro do qual ela foi a única sobrevivente. Protagonista de Respire, primeiro livro da série Ten Tiny Breaths, sucesso de K.A. Tucker que chega ao Brasil pelo selo Fábrica 231, Kacey chegou ao fundo do poço, mas resolve lutar para sair de lá por Livie, a irmã caçula. Depois de irem morar com uma tia religiosa fanática e seu marido alcoólatra, as duas fogem para Miami para tentar recomeçar, e Kacey terá que enfrentar seus fantasmas para derrubar o muro que ergueu ao seu redor. Às vezes, respirar torna-se uma missão quase impossível, mas K.A. Tucker mostra que é preciso neste romance sobre perdas, amizade, amor e superação.

"Apenas respire", minha mãe diria."Dez respirações curtinhas...Prenda o ar. Sinta-o. Ame-o." 


Neste primeiro livro da série New-adult/drama Ten Tiny Breaths, conhecemos a protagonista Kacey, que depois do acidente que matou pessoas que ela amava chega ao fundo do poço mas resolve lutar para sair de lá por sua irmã mais nova, Livie. 
Depois de ir morar com a tia religiosa fanática e seu marido alcoólatra, as duas passam por uma situação ruim na casa e resolvem fugir para Miami para tentar um recomeço. 
Já em Miami, elas conseguem se hospedar num complexo de apartamentos que tem como senhorio um homem que inicialmente tem um humor meio ranzinza. 
Como vizinhas elas tem uma Barbie humana/stripper e sua adorável filhinha, Mia. E claro, não poderia faltar o vizinho gostosão no qual a nossa protagonista se apaixona.


Depois que terminei esse livro eu não conseguia decidir se eu gostei ou não. 
Deixa eu explicar: Uma das coisas que adoro nas histórias desse gênero é que geralmente consigo terminar a leitura bem rápido sem ficar enrolando muito pois o texto flui muito bem. Gosto de livros que contém uma carga dramática grande, com pitadas de humor negro e um bom romance. 
Mas quanto mais eu leio o gênero, noto que são todos têm a "fórmula" como as distopias sabe? Por exemplo: sempre teremos a garota/garoto que sofreu algum tipo de trauma/tragédia e conhece uma pessoa que vai ajudá-lo a passar por isso. E não estou dizendo que isso é uma coisa ruim, pra falar a verdade eu gosto desses clichês!

Em Respire, eu tive uma relação de amor e ódio com a protagonista Em alguns capítulos eu tive que parar um pouco a leitura pois já estava ficando meio cansada da sessão de auto-piedade dela. Eu não posso nem imaginar como deve ser perder tantas pessoas desse jeito e ter que conviver com isso para o resto da vida....só que tinham momentos em que o ódio que a Kacey distribui para todo mundo, acabava me fazendo odiar ela um pouquinho e me senti culpada por isso! Ela usou o humor sarcástico como uma forma de repelir as pessoas. Um muro se formou dentro dela, algo que a impedia de se relacionar com os outros.
A achei um pouco egoísta de certa forma. Egoísta porque não foi só ela que perdeu os pais naquele acidente, a irmã mais nova também perdeu pessoas que ela amava. E senti que os sentimentos da Livie ficavam um pouco de escanteio em relação aos surtos que Kacey tem. Ela teve que aprender a andar sobre cacos de vidro por causa da irmã mais velha.
No entanto, por mais que a Kacey se desligasse um pouco em relação aos sentimentos da irmã, podemos ver todo o amor e proteção que uma sente pela outra. Gostei muito de como é explorado o relacionamento das duas e como ambas estão dispostas a lutar uma pela outra.

"Enquanto eu sou uma nuvem de tempestade crescendo no horizonte, ela é o raio de sol que a atravessa."

Um dos pontos altos pra mim, foi a amizade delas com Storm, a "vizinha Barbie peituda". Acho que ela é uma das personagens que eu mais gostei até hoje. Pois é uma mulher que poderia muito bem fazer o perfil "cadela arrogante" como geralmente vemos em personagens com o biotipo dela. Mas a autora soube quebrar esse estereotipo, e eu amei. Nem preciso dizer que achei a filha dela de 5 anos a coisa mais fofa desse mundo! Foi algo muito lindo, o modo como a amizade das quatro só ficou mais forte ao longo do livro.
Preciso citar a boate de stripp aonde a Storm e a Kacey trabalham: O Penny's. Pois é o ambiente em que os personagens passam bastante tempo. Lá temos o dono, Cain e os seguranças Nate e Ben que são de extrema importância para complementar a história, pois na minha visão são todos como uma grande família! 

O que eu posso dizer de Trent Emerson, nosso mocinho? 
Não me apaixonei por ele logo de cara. O Trent é aquele tipo de personagem que eu demoro um pouco pra me decidir sobre a índole. Geralmente desconfio demais dos caras que são aparentemente perfeitos, sabe?
Porém, ele foi uma grande surpresa pra mim. Apesar do modo errado como quis consertar certas coisas, Por baixo daquele exterior de cara bonitão, tranquilo  e de bem com a vida tinha uma pessoa bem sofrida. 
Gostei bastante de como o relacionamento deles foi se construindo de uma forma bem
 natural. Não foi amor logo de cara, passaram por muita coisa mesmo.


Fonte da Imagem

"Sinto como se ele enfiasse a mão dentro do meu corpo e pegasse o meu coração batendo."

Há um certo segredo envolvendo o Trent e a vida dele que eu meio que já tinha adivinhado lá pra quase a metade do livro, mas mesmo assim quando foi revelado eu fiquei em choque.A autora escreveu uma bela reviravolta.

"Eu vou deixar você inteira de novo, Kacey. Eu prometo, eu vou deixar."

Depois desse livro, psicologia é uma área que definitivamente me fascina. Tenho uma admiração muito grande pelos profissionais da área e quanto o trabalho deles é importante pra sociedade. 
K.A Tucker soube colocar muito bem o tema da embriaguez ao volante e as consequências que esse tipo de acidente causa. A lição que aprendemos aqui, é algo pra se guardar para o resto da vida. 

No geral, Respire é um livro que dá pra ser lido bem rapidamente. O texto é fluido, os capítulos não são muito grandes e só algumas vezes se torna cansativo, mas não pela narrativa em si e sim pela personalidade da protagonista mesmo rs




Espero que tenham gostado da resenha, e que confiram esse livro que não tem uma história de conto de fadas, mas sim de superação, perdão e de como podemos encontrar o amor nos momentos mais sombrios de nossas vidas....só basta dar uma chance.




Um comentário:

  1. Confesso que não conhecia o livro e o que me chamou a atenção foi a capa, é muito bonita. Fiquei bem interessada pela leitura mesmo você falando que a protagonista que teve uma relação de amor e ódio pela protagonista, eu curto bastante livros que a protagonista passou por algo traumático e depois tenta superar.

    Beijos:*
    Escritas na Chuva

    ResponderExcluir

© Ela é tão Alice - 2016 | Todos os direitos reservados. | Tecnologia do Blogger