.22 de fevereiro de 2016

Eu li: Para Todos os Garotos que Já Amei, de Jenny Han


Autor: Jenny Han
Editora: Intrínseca
Ano: 2015/Páginas: 320

Sinopse: " Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos.
Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar."
"Minhas cartas são de quando não quero mais estar apaixonada. São cartas de despedida.
Porque, depois que escrevo, aquele amor ardente para de me consumir."

Não são cartas que ela recebeu de namorados, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou (cinco ao todo). São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não confessaria a ninguém, pois revelam seus sentimentos mais profundos. Até que, um dia, essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e, de uma hora para outra, a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode controlar.

Essa é a premissa de Para Todos os Garotos que Já amei. Um livro leve, gostoso e muito engraçado de se ler. Eu não sou acostumada a ler muitos romances YA ultimamente (estou mudando isso), e o livro de Jenny Han foi uma grande surpresa pra mim. 

Surpresa pois eu não esperava TANTO assim do livro, já que, quando o liro está sendo super bem falado por todos, e em todas as redes sociais que vejo tem alguém citando ele, quer dizer que vou ficar com muitas expectativas e quebrar a cara bonito. Mas (graças a deus) não aconteceu com esse livro. 



Eu fiquei surpreendida comigo mesma com o quão rápido eu terminei a leitura, mas depois de fechar o livro eu entendi o porquê: Eu sou exatamente igual a Lara Jean. O modo que ela encontrou de lidar com os sentimentos dela, é exatamente o mesmo modo como eu me expresso. E foi revigorante ler sobre uma garota tão real, tão parecida comigo.
Lara Jean é como qualquer outra adolescente normal. Como eu, como você. Vive com o pai e as duas irmãs, Margot (a mais velha) e Kitty (a caçula).  Ela vive uma boa vida com a família, cheia de alegria e amor. A mãe dela morreu quando ainda era pequena então ela e as irmãs tem uma relação bastante próxima com pai.
A história se inicia mesmo quando Margot se muda para a Escócia para cursar a faculdade que tanto ama e, assim, deixando Lara Jean "para trás". Como a Lara Jean não tem uma figura materna por perto, ela muitas vezes se espelha na irmã mais velha, elas são melhores amigas, não escondem nada uma da outra, etc. 

A partida de Margot é triste, mas o maior problema de todos é que quando ela foi embora alguém misteriosamente enviou cartas que Lara Jean guardava, cartas essas que foram parar direto nas mãos de seus "antigos" paqueras.

"Se o amor é como uma possessão, talvez minhas cartas sejam meu exorcismo. As cartas me libertam. Ou pelo menos deveriam."



Então, a vida amorosa dela vira mesmo de cabeça pra baixo. 
Um dos interesses amorosos da Lara Jean é Josh. O melhor amigo da família.... mas também namorado de Margot. As coisas entre eles ficam beeem tensas depois que ele recebe a carta e fica sabendo dos sentimentos de Lara Jean. Mas não vou contar o motivo exatamente, pois aí seria spoiler hahaha.

Um dos outros garotos que recebe uma carta é o Peter, de quem ela costumava ser muito amiga quando criança, mas que nos dias de hoje nem fala mais. Só que as coisas com Peter são um pouco diferentes. Os dois entram numa "farsa" de namoro (cada um tem a sua razão), e de repente os sentimentos dela estão completamente confusos! 
As cenas dos dois foram as que mais gostei no livro, eles conseguem ser fofos e engraçados ao mesmo tempo. Apesar do Peter ser um idiotinha com ela na maioria das vezes, nós leitores conseguimos identificar o porquê de algumas ações suas.
O relacionamento deles não é algo batido, e eles nem são o casalzinho perfeito. Foi um ponto muito positivo do livro, ver essa transição dos dois. O amadurecimento de cada um.

"Quando escrevo, não reprimo nada. Escrevo como se ele nunca fosse ler. Porque não vai mesmo. Cada pensamento secreto, cada observação cuidadosa, todos os sentimentos que guardei dentro de mim, coloco tudo na carta. Quando termino, fecho o envelope, escrevo o endereço e coloco dentro da caixa de chapéu azul-petróleo."

Eu amei quase todos os personagens, com exceção da namoradinha chata do Peter e a Margot. A namoradinha por ser a típica vilãzinha (se é que posso chamar assim) que todos amamos odiar.
E a Margot por ser uma pessoa tão fechada e tão cheia de si. Eu não gostei das coisas que ela escondeu da irmã dela, o jeito como ela age com o Josh (que é um amor!!). Geralmente personagens que são assim meio vazias, eu detesto mesmo. Espero que minha opnião sobre ela mude.


A autora soube retratar muito bem essa fase da vida de uma garota, por muitas vezes me senti fazendo parte da história, por já ter passado pela maioria das situações ali, ou até mesmo querendo muuuuito ter uma amiga como a Lara Jean! Aliás, uma coisa linda foi a relação familiar. No livro inteiro é nítido como todos são super unidos. Temos festas e feriados familiares, que me deixaram com o coração quentinho. Fora que o pai das garotas é o cara mais legal do mundo! Fiquei super desejando ter um pai assim.

Esse final me deixou tipo "Ai meu deus não acredito que acaba assim! Preciso de mais" e é verdade, deixou com um gostinho de quero mais e estou ansiosa para ler o segundo volume, P.s: Ainda Amo Você. Sinto que a Lara Jean ainda terá uma escolha bem importante a ser feita. 

No geral, Para Todos os Garotos que Já amei é um livro muito bom.  É doce, e é simples em sua mensagem. É uma história que eu não me importaria em ler novamente. 



3 comentários:

  1. Eu quero muito esse livro. Ele parece ser tão "amorzinho", hahaha. Sério, tô louca pra comprar ele <3

    Beijos,
    Leia a resenha de "Lugares Distantes"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é muito amorzinho e gostoso de ler!! Não irá se arrepender da compra.

      Beijos

      Excluir
  2. Muito obrigadam com certeza visitarei!

    Beijos

    ResponderExcluir

© Ela é tão Alice - 2016 | Todos os direitos reservados. | Tecnologia do Blogger