.22 de fevereiro de 2016

Eu li: Livro Eva, de Anna Carey


Autor: Anna Carey
Editora: Galera Record
Ano: 2013/Páginas: 288

Sinopse: "A guerra dos sexos está apenas começando... No futuro, uma praga mortal aniquilou a população da terra. Homens e mulheres seguem segregados. Os meninos são mandados para campos de trabalho forçado. As meninas, para Escolas onde aprendem uma profissão chave na reconstrução mundial. Mas as aparências enganam... E Eva está prestes a descobrir que a verdade pode ser muito mais terrível do que o vírus que varreu seu país. Está prestes a descobrir que seu futuro pode ser mais parecido com a da primeira mulher a levar seu nome."

"Onde se esconder quando nenhum lugar é seguro?"

No livro Eva, mais um Young Adult distópico, temos um vírus mortal que dizimou quase toda a população mundial. Separou famílias, derrubou líderes. Dezesseis anos depois, o mundo é um lugar perigoso, onde a jovem Eva vive uma existência disciplinada, confinada em uma das Escolas mantidas pelo governo. Dentro dos muros bem guardados, meninas convivem com a promessa de um futuro brilhante como profissionais da Nova América.

Só que num dia (antes da sua "formatura"), a Eva descobre o verdadeiro propósito de estar naquela Instituição e o destino terrível que as aguarda. Então a única saída que ela encontra é fugir da Escola, do único lar que ela conhece. Ela começa uma jornada em busca da mítica Califia, que parece ser um refúgio para jovens orfãos em busca de abrigo. 
O mundo fora da Escola é selvagem, rebelde, sem leis e perigoso. Sendo o maior perigo dele: os homens. 


Na nova ordem, eles são o inimigo. Com exceção do Rei, que vencendo a tendência natural de seu sexo para a violência reergueu a nação. Mas nada é o que parece. E de repente a Eva se vê descobrindo muitas coisas, muitas mentiras que contavam a ela na Escola são descobertas e junto com Arden, uma outra garota da Instituição que também fugiu, elas terão que tomar suas próprias decisões e viver com as consequências.

Eva é um livro bem rápido de se ler, dá pra terminá-lo em um dia. A leitura é bem fluida e são poucas ás vezes em que a narrativa se torna arrastada. Eu gostei muito da protagonista, apesar de em alguns momentos querer dar uns tapas na cara dela.
O tema do livro é bem batido, e com elementos que já vimos antes em vários outras histórias do gênero. Mas como eu gosto de clichês, o foco no romance não foi algo que verdadeiramente me incomodou. E Eva tem bastante romance, tipo 99% do livro, então não recomendo se você não gostar de uma história de amor.

Mas apesar disso, a autora soube criar um pano de fundo muito bom. Pano de fundo esse que Anna Carey deveria ter explorado melhor.
Durante a leitura tive a sensação de que ficou faltando muita coisa, como se a autora tivesse escrito um romance YA e jogado a distopia ali. Tem muitas coisas que ficaram sem respostas e eu gostaria de saber mais dos motivos do Rei. Queria saber o porquê dessa segregação toda em relação aos meninos e meninas, a autora até dá uma explicação no começo mas ainda sim não fez sentido pra mim. Espero que seja algo a ser explicado no segundo volume!

Não preciso nem dizer que me apaixonei por quase todos os personagens masculinos que aparecem no livro ne? Principalmente pelo Benny, que é um dos orfãos que a Eva encontra no meio de sua viagem para Califia. Ele é uma criança muito, muito fofa!
Aliás, todos os garotos com quem a Eva conviveu por um tempo (fugindo das tropas do Rei, pois ela é MUITO importante pros planos dele), tem uma personalidade marcante.

É aí que entra o seu interesse amoroso, o nosso mocinho da história, Caleb. O Caleb tem praticamente a mesma história de Eva, tirando o fato de que meninos como ele são levados para campos de trabalho forçado e não para Escolas para aprender o "ofício". Ele, assim como os outros, é um rebelde fugitivo. Ele salva a Eva e Arden e as leva para o esconderijo.
A forma como os dois se envolvem é muito doce, lindo. Me fez suspirar, de verdade. 
Ao mesmo tempo que que Eva tenta colocar na cabeça que ele não é confiável, que é perigoso (por ser um homem), ele vai lá e prova para ela que não é verdade e que se importa com ela. 

O amadurecimento da personagem no decorrer do livro foi um dos pontos fortes pra mim, ela começa a história como uma garotinha obediente, que está acostumada a ser a melhor da turma, a certinha. E então estando nesse mundo completamente diferente do que ela se lembrava, ela tem que fazer decisões difíceis para conseguir sobreviver. Sobrevivência é a palavra chave, com certeza. 
E nessa jornada dela pela sobrevivência, pela liberdade, ela encontra pessoas ruins mas também pessoas boas que a ensinam o verdadeiro significado do amor, da amizade e da esperança.
Quando a gente pensa que ela será pega e tudo vai acabar, TUM! Somos surpreendidos.

Como a autora Lauren Kate já diz na capa Eva é "uma visão original do que significa amar" e concordo com ela. 

O final desse livro me deixou triste pra caramba. Com o coraçãozinho apertado. Estou louca para ler o Uma Vez, o segundo volume, e acompanhar mais a Eva e o Caleb e todos os desafios que ainda terão pela frente. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Ela é tão Alice - 2016 | Todos os direitos reservados. | Tecnologia do Blogger