.25 de janeiro de 2016

Eu li: Os 13 Porquês, de Jay Asher


Autor: Jay Asher
Editora: Ática
Ano: 2009/Páginas 256

Sinopse:  Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra um misterioso pacote com várias fitas cassetes. Ele ouve as gravações e se dá conta de que foram feitas por uma colega de classe que cometeu suicídio duas semanas antes. Nas fitas, ela explica que 13 motivos a levaram à decisão de se matar. Clay é um deles. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.

Eu estava olhando o conteúdo de resenhas do blog e acabei percebendo que ainda não tinha postado resenhas dos meus livros favoritos. Pelo menos não aqui, pois já tive alguns blogs antes desse. Então nada melhor do que começar com a resenha de um livro MUITO especial pra mim: Os 13 Porquês.

Eu nem me lembro bem o que me fez querer comprar o livro (comprei em meados de 2013), só sei que na época era bem difícil achá-lo nas livrarias, pois estava sempre esgotado (se não me engano até hoje em algumas cidades é assim). O meu livro já está beeem surradinho na estante, emprestei para várias amigas e, acreditem se quiser, teve uma que até fez um "mini seminário" sobre ele na aula em 2014! 

E então percebi que realmente gostaria de falar um pouco desse livro aqui pra vocês. Apresentá-los a uma história "fora do convencional" mas que conquistou o meu coração. 

"E vocês repararam nas cicatrizes que deixaram para trás? Não. Provavelmente não. Porque a maioria delas não pode ser vista a olho nu." 

Os 13 Porquês irá nos apresentar a Clay Jensen, um adolescente que leva uma vida comum. Até receber uma caixa com fitas cassetes gravadas por Hannah Baker, a menina que se matou há algumas semanas. É aí que a história literalmente começa. O livro gira basicamente ao redor de Hannah e as fitas. Já nos primeiros capítulos quando somos levados pela narrativa de Hanna nas fitas, e é explicado quais foram os acontecimentos e motivos que a levaram a uma decisão extrema, e então nos indagamos: Por quê o nome de Clay está numa das histórias dessas fitas? Ele de alguma maneira é responsável por sua morte?


Esse é um livro, que devo dizer, me dividiu opniões. ao mesmo tempo em que eu entendia totalmente os sentimentos da Hannah, eu só queria poder estar dentro do livro antes de tudo acontecer e dizer para ela "Não faça! O que quer que esteja na sua cabeça, não faça."  É horrível você acompanhar uma pessoa, fictícia ou não, nesse estado. Quero dizer, Hannah sou eu, é você. Somos todos Hannah Baker.

Quem nunca se sentiu sozinho? Quem nunca sofreu algum tipo de chacota?! Ou se sentiu sem caminho.... eu já. E é horrível, muito triste. Já ouvi muita gente dizer que os motivos dela não foram o bastante pra ela ter comedido suicídio. Mas quem é você pra dizer que os motivos dela "não são o bastante?" Quem é você pra dizer até quando uma pessoa pode aguentar sem explodir de uma vez? 
Claro, o correto seria ela ter procurado todo o tipo de ajuda possível, EU queria que ela tivesse procurado! Queria que ela tivesse confiado em alguém o bastante para pedir ajuda. Mas ela não fez.

"Não consegui suportar todas aquelas emoções. Eu queria que o mundo parasse, acabasse."

Eu me senti agoniada até a última página do livro, pra não dizer o mínimo. É aquele tipo de livro que já sabemos o final, mas mesmo assim torcemos por um diferente! Eu torci o tempo todo para que no final o enredo tivesse mudado, dado uma reviravolta, e a Hannah estivesse ali, viva e bem. Mas isso não seria possível nunca. Pois aí não teria uma história fantástica, pois aí não descobririamos os segredos da Hannah e não ficariamos pensando dias a fios sobre o quanto as palavras podem ter o poder sobre um ser humano. 

As palavras machucam, e muito. A Hannah era uma garota normal, como eu, como você. Ela tinha sonhos, tinha paqueras do colégio, tinha amigos, família. Um fututo pela frente. Mas o modo como as pessoas a trataram, gratuitamente, a levaram a tomar uma decisão extrema. Não acho que alguém decide isso do dia pra noite.

"Acho que é uma questão central. Ninguém sabe ao certo o impacto que tem na vida dos outros."

Esse livro me fez pensar MUITO sobre as minhas próprias atitudes perante ao mundo, e também me fez avaliar muitas coisas. Tive consciência de umas coisas bem pesadas sabe, que eu fiz e que outros já fizeram comigo mesmo sem perceber. Ele é uma crítica severa ao Bullying.
Sabe aquele comentário sem pretensão que você já fez a alguém? Machuca. Sabe aquela crítica disfarçada de conselho que você deu a uma amiga? Machuca.

Ah, e você garoto, que força a barra com uma menina e depois distorce tudo? Machucou, e muito.

"Muitos de vocês se importaram comigo, mas não o bastante. E isso... isso é o que eu precisava descobrir.
Sinto Muito."

No final das contas, a fita destinada aos Clay  me deixou afogada em lágrimas, sério eu chorei muuuuito. Acho que foi a minha pior ressaca literária EVER. O final das fitas é destruidor. Simples assim. Mas eu acho que tanto a Hannah quanto o Clay conseguiram ficar em paz. 

"Quando estragam uma parte da vida de uma pessoa, não estão estragando apenas aquela parte. Infelizmente, não dá pra ser tão preciso ou seletivo. Quando você estraga parte da vida de alguém, você estraga a vida toda dessa pessoa."


CURIOSIDADES:

- No final do livro tem uma entrevista super bacana com o autor, Jay Asher.

- Em 08 de fevereiro de 2011 a Universal Studios anunciou que o romance de Jay Asher seria desenvolvido em um filme.

- Selena Gomez teria sido escalada para interpretar o papel principal de Hannah Baker.

- Boatos de que o livro será adaptado para uma série pelo Netflix.

2 comentários:

  1. Nossa, realmente este é um dos meus livros favoritos, li ele em pdf e deixei na lista para comprar o livro físico, mas sempre passou outros na frente! Deu vontade de reler...
    http://www.oamantedelivros.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Releia ele em físico! Melhor sensação do mundo ter o nosso livro favorito na estante, não? Pena que ele é caro e quase sempre está esgotado. Mas vale muuuito a pena <3

      Excluir

© Ela é tão Alice - 2016 | Todos os direitos reservados. | Tecnologia do Blogger